
Muitos já devem ter sentido aquela pressão no ouvido com abafamento da audição em viagens de avião ou subindo a serra. Mas sabem como que ela ocorre?
A dor de ouvido no avião ocorre devido à uma mudança brusca na pressão do ar, tanto na descida quanto na subida, podendo causar muito desconforto.
Mesmo que todas as cabines do avião sejam pressurizadas!
. Por que?
Quem equaliza/iguala a pressão de fora com a pressão de dentro do ouvido é a tuba auditiva que sai do nariz para dentro da orelha. Quando estamos com o nariz inflamado por rinite, sinusite, gripe ou resfriado, ela pode entupir impedindo a adequada equalização das pressões.
O músculo responsável por abrir a tuba auditiva é o músculo que reveste o “céu da boca” – o tensor do véu palatino. Por isso nessas situações, para tentar abrir a tuba mais rapidamente temos que forçar uma contração desse músculo.
Métodos de equalizar a pressão:
–> Bocejar ou abrir e fechar a boca repetidamente
–> Tomar pequenos goles de água
–> Mastigar algo ou mascar bala ou chiclete.
–> Em último caso, se estiver muito entupido pode lançar mão de duas gotas de descongestionantes Nasal tópico em cada narina 15 minutos antes da descida ou subida.
Para as crianças de colo, tentar amamentar nesse período da descida, a sucção gera contração do músculo do céu da boca e abre a tuba auditiva, equalizando a pressão.
Uma última dica importante, tentar se manter acordado e manter as crianças acordadas nesse momento. Quando dormimos é muito mais fácil a tuba entupir e não conseguirmos equalizar a pressão adequadamente.