Amigdalectomia

felippe felix otorrino rio de janeiro e niteroi

por: Felippe Felix

A remoção cirúrgica das Amígdalas ou Tonsilas Palatinas é realizada toda por dentro da boca, sem qualquer incisão na pele. A cirurgia dura menos de 1 hora, é sob anestesia geral e tem como objetivo retirar as duas amígdalas. 

Hipertrofia de Amígdalas

Sua maior indicação é para Roncos e Respiração Oral, Infecções de Repetição e Assimetria de Tamanho. Entre as indicações relativas estão: formação de CASEUM. Outra indicação menos comum, mas interessante para Amigdalectomia é nos casos de algumas psoríases (doença dermatológica) recorrente.

A internação geralmente dura até 24 horas e os pacientes retornam ao consultório em até 7 dias para revisão cirúrgica. 

No pós operatório, a dieta deve ser bem  controlada para evitar sangramentos: dieta liquida ou pastosa e fria até a revisão da cirurgia (ver abaixo).

Orientações Pós-Operatórias para Cirurgia de Garganta:

  • 1° 2° e 3° dia: Alimentação líquida e pastosa, gelada, fria ou natural. Leite, sucos de frutas, sorvetes, mingaus, frutas amassadas, etc. Evitar banana, pois pode provocar dor na ferida cirúrgica devido ao tanino.
  • 4° dia em diante: Iniciar alimentação morna e salgada, aumentando a consistência dos alimentos, nos dias subsequentes, de acordo com a tolerância do paciente. Sopa, caldo de feijão, purê de batata. Evitar alimentos que possam traumatizar a garganta, como, pão seco, carne, biscoito, batata frita, pizza, etc.

Não fazer uso de gargarejos, embora o paciente possa escovar os dentes e bochechar.

A partir do 3° dia não é necessário repouso no leito, mas o paciente não deverá se expor ao sol, poeira e fazer esforço físico.

     É comum ocorrer, sem maior significado e sem necessitar de qualquer providência, o seguinte: 

  • Vômito ou vômitos de sangue enegrecido nas primeiras horas após o ato cirúrgico.
  • Mau hálito, por vezes muito acentuado, no decorrer da primeira semana.
  • Presença de placas branco-amareladas na garganta, no local da intervenção.
  • Dores à deglutição, por vezes irradiadas aos ouvidos com predominância para um dos lados, que pode piorar no 4° ou 5° dia de pós-operatório. 
  • Prisão de ventre nas primeiras 48 horas. 
  • Elevação de temperatura nos primeiros dias, oscilando entre 37 e 38 graus.

× Agende sua consulta