Como saber se tenho rinite ou sinusite e como aliviar os sintomas

felippe felix otorrino rio de janeiro e niteroi

por: Felippe Felix

A rinite e a sinusite são condições comuns que afetam o sistema respiratório superior, causando desconforto e impactando a qualidade de vida. Ambas as condições podem causar sintomas semelhantes, como congestão nasal, espirros, coriza, coceira no nariz e lacrimejamento dos olhos. 

Como saber se tenho rinite ou sinusite?

A rinite é uma inflamação da mucosa nasal, enquanto a sinusite é uma inflamação dos seios da face, que são cavidades localizadas ao redor do nariz, bochechas, olhos e testa.

Neste artigo, vamos explicar em detalhes o que é rinite e sinusite para que você possa perceber as diferenças entre elas e entender os tipos, sintomas e tratamentos disponíveis para essas condições.

Causas da rinite

A rinite pode ser desencadeada por várias causas, geralmente reações alérgicas, vírus ou bactérias. 

A rinite alérgica é a forma mais conhecida da rinite causada por uma reação do sistema imunológico a substâncias como pólen, ácaros, pelos de animais e mofo. Certos irritantes presentes no ambiente, como fumaça de cigarro, poluição do ar, odores fortes, produtos químicos e mudanças climáticas também podem desencadear episódios de rinite em algumas pessoas sensíveis. 

Além disso, o estresse emocional e até os exercícios físicos podem levar a episódios de um outro tipo de  rinite, a vasomotora, quando ocorrem alterações na regulação do fluxo sanguíneo nasal. Já as rinites virais e bacterianas podem decorrer de gripes, resfriados ou alguma infecção do trato respiratório, quando agentes causadores se instalam nas mucosas do nariz. 

Sintomas de rinite

Os sintomas da rinite podem variar de leves a graves e incluem:

  • Congestão nasal: sensação de nariz entupido ou bloqueado.
  • Coriza nasal: secreção clara ou turva que escorre pelo nariz.
  • Espirros frequentes: reflexo para expulsar substâncias irritantes do nariz.
  • Coceira no nariz, garganta e olhos: um sintoma comum na rinite alérgica.
  • Lacrimejamento dos olhos: os olhos podem ficar irritados e lacrimejantes.
  • Dor de cabeça: sensação de pressão interna no rosto.

Causas da sinusite

Caracterizada pela inflamação dos seios da face, a sinusite pode decorrer das mesmas causas da rinite, como alergias respiratórias e infecções virais e bacterianas decorrentes de gripes e resfriados comuns.

Outro fator que pode contribuir para o desenvolvimento de sinusite é o desvio de septo nasal, quando a estrutura que divide as cavidades nasais leva à obstrução do fluxo adequado de ar e muco nos seios paranasais.

Sintomas de sinusite

Os sintomas da sinusite também podem variar em gravidade e duração, sendo estes os principais: 

  • Congestão nasal: nariz entupido ou bloqueado.
  • Dor de cabeça: dor na região dos seios paranasais, que pode piorar ao inclinar-se para frente ou ao tocar o rosto.
  • Secreção nasal espessa e amarelada ou esverdeada.
  • Pressão nos olhos
  • Redução do olfato e do paladar.
  • Tosse persistente, principalmente à noite.

Quando a sinusite ou a rinite se tornam crônicas? 

Essas condições são consideradas crônicas quando os sintomas persistem por mais de 12 semanas.

Nessas situações, é fundamental buscar a avaliação de um médico especialista, como um otorrinolaringologista, para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado. Em alguns caso, pode ser indica a cirurgia de seio da face, chamada sinusectomia.

Rinite e sinusite juntas, é possível?

Sim, a rinite e a sinusite podem vir juntas. Inclusive, a sinusite pode aparecer em decorrência da rinite, quando a inflamação da mucosa nasal acaba se estendendo aos seios da face, levando à chamada rinossinusite. Entenda mais no vídeo abaixo.

O que é bom para rinite e sinusite?

Os tratamentos para rinite e/ou sinusite podem envolver uma combinação de abordagens:

  • Medicamentos: Antialérgicos, corticosteroides nasais, e analgésicos podem ser prescritos para aliviar os sintomas e reduzir a inflamação. Antibióticos também podem ser prescritos em casos de sinusite bacteriana.
  • Descongestionantes nasais: podem ajudar a aliviar a congestão nasal temporariamente, mas devem ser usados com cautela e por curtos períodos devido ao risco de efeito rebote.
  • Irrigação Nasal: O uso de soluções salinas para irrigação nasal pode ajudar a limpar as passagens nasais e aliviar a congestão.
  • Terapia com Corticosteroides: Em casos de sinusite crônica, a administração de corticosteroides orais ou injetáveis pode ser necessária para reduzir a inflamação e promover a cicatrização dos seios da face.
  • Imunoterapia: A imunoterapia alérgeno-específica, também conhecida como “vacina de alergia”, pode ser recomendada em casos graves de rinite alérgica. Consiste na administração gradual de doses crescentes de alérgenos para dessensibilizar o sistema imunológico.
  • Cirurgia dos seios da face (sinusectomia): Em certos casos, como desvio de septo nasal, pólipos nasais, rinossinusites crônicas, ou quadros que não respondem a tratamento, pode ser indicada a cirurgia para melhorar a função dos seios da face. Entenda mais sobre a sinusectomia clicando aqui.

O que fazer em crise de rinite e sinusite?

Durante as crises de rinite e sinusite, algumas medidas podem ser adotadas para aliviar os sintomas, tais como:

  • Para aliviar a dor de cabeça, aplicar compressas mornas no rosto para amenizar a dor facial e a pressão nos seios da face.
  • Utilizar um umidificador de ar para manter a umidade adequada nos ambientes.
  • Evitar exposição a alérgenos conhecidos e irritantes, como poeira, fumaça de cigarro e produtos químicos.
  • Fazer lavagem nasal com solução salina para ajudar a limpar as passagens nasais e reduzir a congestão.
  • Descansar e manter-se hidratado, pois o repouso e a hidratação adequada podem ajudar o corpo a combater a infecção e acelerar a recuperação.

Rinite e sinusite têm cura?

Quando a rinite ou a sinusite têm causas não alérgicas, a condição pode ser temporária, com o paciente apresentando episódios ocasionais em decorrência de infecções virais ou bacterianas, por exemplo. Quando existem causas subjacentes, como desvio de septo nasal ou pólipos nasais, a condição pode ser revertida quando o paciente tem indicação para a cirurgia. Quando as causas são alérgicas, que são os tipos mais comuns, a rinite e a sinusite não têm cura, mas algumas medidas podem ajudar a prevenir ou reduzir a frequência das crises: 

  • Evitar alérgenos conhecidos: identificar e evitar substâncias alérgicas específicas que desencadeiam os sintomas.
  • Utilizar filtros de ar: manter o ambiente livre de poeira, pólen e outros alérgenos.
  • Manter a limpeza: limpar regularmente a casa para reduzir a exposição a alérgenos.
  • Manter uma boa higiene nasal, fazendo lavagem nasal regularmente.
  • Evitar exposição a alérgenos, como pólen, poeira e pelos de animais.
  • Manter-se hidratado, bebendo bastante água.
  • Evitar fumar e exposição ao tabagismo passivo.

A rinite e a sinusite são condições comuns que afetam a saúde respiratória e podem causar incômodos significativos. Identificar as causas e buscar o tratamento adequado são passos importantes para aliviar os sintomas, por isso é fundamental consultar um médico especialista para obter um diagnóstico preciso.

Otorrino Rio de Janeiro

Se você convive com sintomas de rinite e sinusite, agende uma consulta com o Dr. Felippe Felix. Com os tratamentos adequados e as medidas de controle, é possível gerenciar efetivamente a rinite e a sinusite e, assim, viver uma vida mais confortável e saudável. 

Consultório Ipanema: (21) 3149-2818 ou (21) 97132-0928
Exames auditivos: Otocenter Ipanema

Consultório Niterói, Icaraí: (21) 2710-6220 ou (21) 98017-6116
Exames auditivos: Otocenter Felix

× Agende sua consulta