A cirurgia está indicada em casos de Rinossinusite crônica ou quadros de sinusites não responsivas a tratamento com medicações.
O objetivo é ampliar os orifícios de drenagem dos seios da face, a fim de evitar o acúmulo de secreção em seu interior. A cirurgia é feita toda com microcâmera e endoscópicos, sem incisão em pele.
A internação geralmente dura 24 horas e os pacientes retornam ao consultório em até 7 dias depois da cirurgia para primeira troca de curativos e retirada do splint nasal (placa de silicone com tubo) quando colocado.
Orientações Pós-Operatórias em Cirurgias do Nariz:
Dieta: a dieta é livre, exceto alimentos muito quentes.
- 1° dia: nas primeiras 24 horas, o paciente deve permanecer em repouso no leito. Se necessário ir ao banheiro, chamar alguém para ajuda-lo.
- 2° ao 4° dia: do segundo ao quarto dia, o paciente deve permanecer em casa, em repouso relativo, sem fazer esforço físico.
- Não se expôr ao sol.
- Não deve assoar o nariz ou fungar com força, de modo a não provocar sangramento.
- Evitar também movimentos bruscos com a cabeça. O ato de deitar- se, levantar-se, abaixarse ou sentar-se deve ser feito lentamente. Espirrar e tossir de boca aberta.
- Não manipular o nariz. As crostas e coágulos serão retirados com lavagem de soro fisiológico. O restante será removido nos curativos feitos no consultório.
- Pode ocorrer nos primeiros dias:
- É comum a saída de pequena quantidade de sangue escurecido ou secreção rósea pelas fossas nasais.
- Enjoos e vômitos.
- Tontura.
- Dor de cabeça.
- Lacrimejamento.
- Discreta dor e pressão nos ouvidos.
Veja mais no artigo abaixo:
Como saber se tenho rinite ou sinusite e o que fazer para aliviar os sintomas