5 Dicas para Identificar Perda Auditiva na Criança

felippe felix otorrino rio de janeiro e niteroi

por: Felippe Felix

Para ajudar vocês, pais, nessa tarefa delicada eu criei uma lista com 5 sinais que podem ser notados no dia a dia e que devem ligar um sinal de alerta quanto à necessidade de procurar um otorrino pra uma avaliação mais detalhada.

Vamos lá:

  1. ATRASO NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM – Esse sintoma pode ter diversas causas, mas a perda auditiva ainda é uma das principais e mais comuns. Uma criança de 2 anos, por exemplo, já deveria possuir um repertório de palavras formadas e conseguir realizar algumas conexões entre elas.
  2. TROCA DE FONEMAS – Até certa idade, a troca de fonemas pode ter ligação com o desenvolvimento da criança, o que é normal. Essa troca, no entanto, pode ser atribuída a algum grau de perda auditiva quando percebida com muita freqüência e com o passar dos anos.
  3. TV MUITO ALTA – Você percebe que seu filho coloca a TV sempre no último volume? Ele é o único que difere do padrão da casa? Ver TV é um habito muito comum pra crianças e, por isso, uma dica bem fácil de ser testada.
  4. OLHAR FIXO PARA A BOCA DAS PESSOAS – Essa é um estratégia muito utilizada por quem tem perda auditiva: a leitura labial. Crianças com algum grau de perda podem acabar intuitivamente fixando seus olhares na boca das pessoas para tentar entender o que estão dizendo com mais clareza.
  5. FALTA DE ATENÇÃO EM SALA DE AULA – Esse último sinal depende muito da perspectiva do professor. Por lidar com muitas crianças ao mesmo tempo, ele consegue comparar os diferentes comportamentos dos alunos e perceber níveis de desatenção ou atitudes que destoam do resto da classe.
× Agende sua consulta